Por que será que a queda dos cabelos é maior durante o outono e inverno?

Já reparou que normalmente a queda dos cabelos é bem maior durante  as alterações bruscas de temperatura? E ainda em mais quantidade nos meses mais frios? Um dos fatores é que as células do folículo piloso são extremamente sensíveis, avaliadas por alguns estudiosos como as mais “suscetíveis” do corpo humano.

A busca do organismo em manter a temperatura equilibrada causa o aumento da transpiração e ainda estimula a produção de óleo, uma das proteções naturais do tecido cutâneo e dos fios. Esse aumento demasiado costuma gerar uma oleosidade excessiva e seborreia, e que consequentemente vai motivar a queda de cabelos.

Além do mais, o outono-inverno é considerado pelos especialistas a estação do ano mais favorável para a temida queda de cabelos. 

Durante o verão, em geral perdemos aproximadamente 70 fios por dia e, em contrapartida, nas épocas mais frias costuma-se perder entre 100 ou até mais. ?

E isso acontece devido ao fato do couro cabeludo possuir muitos sensores de luminosidade, pois um dos papeis da melanina que ajuda a determinar o ritmo de crescimento dos fios é estimulada por esses sensores. No período do verão é abundante pela quantidade de luz solar, o que resulta e tem mais benefícios. Assim, este processo os mantém em fase de nascimento e crescimento. Perfeito não é?

Já no outono, os dias são bem mais amenos e nublados e, naturalmente, acabamos nos expondo muito menos a luz solar e  sobretudo, talvez ainda mais por conta da pandemia e maior confinamento social. E agora? todos aqueles fios que vinham sendo conservados sob estímulo para crescer, passam agora para  a fase da queda.

COMO EVITAR A QUEDA NO OUTONO?

Para evitar o problema, é essencial a higienização do couro, controle da oleosidade, equilíbrio do pH e nutrição do bulbo. Assim, se consegue preservar o couro e os fios saudáveis!

Mantenha o couro cabeludo limpo: Sugiro ter atenção e é válido salientar, que o couro cabeludo que já é habitualmente oleoso merece mais atenção, em função da maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Por isso, manter o couro sempre limpo e saudável é o melhor modo de se proteger dessas alterações. Fazer lavagens mais frequentes.

Use os produtos corretos: Também é recomendado utilizar somente produtos indicados ao seu tipo de cabelo, além de hidratá-los e protegê-los com filtro solar capilar. Estas medidas ajudam bastante na manutenção do estado normal da fibra capilar.

As pessoas que têm fios muito finos e tendência a oleosidade e caspa não devem abusar dos cremes, especialmente nunca os aplicar no couro, somente uns 10 centímetros a partir dele. Mesmo assim, atenção ao excesso porque podem provocar obstrução dos poros e irritação e assim mais probabilidades de desenvolver dermatite e caspa.

Cuidado com a água quente! Mas, é bom estar ciente também que existem certos hábitos que prejudicam ainda mais os cabelos. Atenção aos cuidados na hora da higienização dos cabelos. Evite, portanto, lavá-los com água muito quente. A alta temperatura irrita o couro cabeludo, podendo causar tanto ressecamento da fibra capilar quanto levar à produção maior de oleosidade, fator que pode ocasionar dermatite seborreica e descamação, principalmente naqueles que têm propensão.

Como a água quente remove óleos naturais que possuem a função de proteger o couro cabeludo, ela provoca fios ressecados. Mas, por outro lado pode favorecer o efeito rebote, que é quando o corpo para se defender da agressão produz mais oleosidade na região, o que estimula o surgimento da dermatite seborreica e até da caspa. Ou seja, nas duas situações a água quente é prejudicial.

A dica é tomar banho morno e não esfregar com força o couro cabeludo, mas fazer movimentos suaves e sem agredir com as unhas.

Atenção ao secador: Fique atenta também ao uso em excesso do secador, porque agentes térmicos que ultrapassem a média de 80 graus pode induzir a um processo de desidratação do fio e, com isso, eles perdem boa parte da saúde.

Queda do cabelo durante a pandemia: É válido destacar que como estamos passando por um momento excecional nas nossas vidas, com o distanciamento e o isolamento social, o que vai determinar menos exposição solar, além de aumentar o nível de estresse, estes fatos contribuem significativamente para o aumento anormal da queda de cabelos. Porém, lembre-se de que isso é uma fase e vai passar.

Agora os que já apresentavam queda dos cabelos anteriormente, antes da chegada do outono e do confinamento, e, perceberam um agravamento do quadro, os cuidados devem ser redobrados.

Saiba que existem medicamentos para uso oral, tópico e até injetável para controle dessa queda ou para tratamento da doença que possa estar levando ao aumento progressivo da queda. Você já sabia que tenho esses tratamentos disponíveis na Clínica? Com fórmulas específicas para cada indivíduo e a causa da queda em algumas  sessões terá cabelos muito mais fartos, brilhantes e muito saudáveis!

No entanto, se começar a perceber que está com entradas, fios estremamente finos, curtos e ralos, o problema pode ser causado pela calvície (alopécia androgênica), que é hereditária e se caracteriza pela ação do hormônio masculino DHT (dihidrotestosterona). Esta situação afeta tanto homens como mulheres, por isso é bom observar.

Ao contrário do que muitos acreditam, a calvície feminina é tão comum quanto a masculina. Ela pode ser menos intensa e severa, porque o hormônio estrogênio protege contra a perda total dos fios, característica do homem.

Na mulher a calvície geralmente se manifesta na região central e superior da cabeça, iniciando na linha média de repartição dos fios. Mas vale ressaltar que a calvície é gradativa e não um processo agudo de queda repentina, porque o que se dá é a miniaturização progressiva dos fios, isto é, a transformação de fios grossos em finos e cada vez mais curtos e ralos ?‍♀️

Você já sabia que tenho esses tratamentos disponíveis na Clínica? Com fórmulas específicas para cada indivíduo e a causa da queda em algumas sessões terá cabelos muito mais fartos, brilhantes e muito saudáveis! ?‍⚕️

Bjo de Beleza!

By Denise Ferrandini.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONECTE-SE COM DENISE NAS REDES SOCIAIS

“Bem-vindos ao meu maravilhoso mundo, tudo sobre Beleza, Longevidade, Saúde e Bem-estar!”

Gostaria de saber mais?

Newsletter

Subscreva para receber as nossas novidades, acesso a ofertas exclusivas, dicas e muito mais...

Ao subscrever na nossa Newsletter aceita a Política de Privacidade da Web e concorda em receber e-mails da Denise Ferrandini Clínica Estética e Médica.